Implicância com o RPG


"Você já não está grandinho demais para ficar brincando com esses joguinhos?"
"Quando é que você vai abrir o olho e ver que essas coisas são de satanás?"
"Porquê você não passa seu tempo com algo que preste?"

-Se você já ouviu alguma destas ou alguma parecida, seja bem vindo, e espero que possamos juntos amenizar ou quem sabe acabar com essas chatices! Aqui você vai encontrar algumas ideias com argumentos para convencer sua mãe, pai, namorado (a), cônjuge ou quem mais você queira que entenda sobre o RPG.


Maturidade
Talvez seus pais, ou parceira (o)  achem que é uma brincadeira de criança e que você deveria ter deixado isso para trás há anos, e começado a se preocupar com coisas mais "adultas". Neste caso o melhor a se fazer é explicar que o RPG é um jogo, e como todo jogo o seu principal objetivo é divertir. Todos temos hobbies, gostos e preferências, um esporte favorito... Talvez sua mãe (ou sua namorada) passe o tempo tirando fotos ou fazendo croché. Talvez seu pai ou seu namorado assistam luta na TV ou torçam para algum time de futebol. Use essa informação a seu favor, e mostre que como eles gostam de um determinado hobbie, você também gosta. Muitos pais e namorados desta era moderna prefeririam alguém que passe seu final de semana indo para bailes, dançando até o chão enquanto adquire DST's e bebe todas, mas acredito (tenho fé) que a maioria não. Logo, você pode utilizar também deste argumento.


Discutir nunca ajuda

Capetagem
Sim. Você é um bruxo. Sim. Você invoca satanás toda vez que joga RPG. Sim. Vamos todos para o inferno. Olha, você até pode ser um bruxo, invocar satanás e ir para o inferno. Mas isso não tem nada haver (ouviu mãe?) com o RPG!
Jogar RPG é como jogar The Sims: Você pode criar uma linda família e ser um ótimo vizinho e colega de trabalho. Ou então pode roubar o mercado, botar fogo na casa num cômodo sem portas e matar seus vizinhos afogados. ♥ No RPG não é diferente. Você pode criar sim uma história diabólica e satanista onde os jogadores controlam demônios e sua missão é queimar tudo até o chão. Mas você também pode narrar e jogar uma trama onde os jogadores são anjos ou até mesmo os discípulos de Jesus! Usando outro exemplo: A internet é algo miraculoso, mas pode ser usado em prol do bem ou do mau. Dado isso, faça a pessoa entender que no RPG é você quem cria a história e o mundo ao seu redor. Explique que jogar RPG é criar uma história, dê um exemplo e "narre" um pequeno trecho para a pessoa, como por exemplo "Você está indo para a cidade vizinha acompanhada de seu burro para vender o queijo que sua fazenda produziu esta semana, mas acaba se perdendo no caminho. Andando por pouco mais de 1 hora você encontra uma placa e dois caminhos a se seguir. Na placa que segue para a esquerda está escrito Morro do Elefante e a outra está apagada. A cidade que você precisa chegar se chama Santa Luz mas você não sabe onde encontrá-la. O quê você faz?" -A pessoa poderá fazer algumas perguntas, dar uma resposta direta ou ficar confusa. De qualquer forma, no final desta resolução (você não precisa narrar mais que isso) você então explica que isso é jogar RPG, é tomar decisões em posições parecidas com a vida real, que não precisam ter necessariamente demônios, anjos e capetagem!

Como último recurso: Ignore!

Não desanime!
Para você que entrou aqui pra baixo, quase explodindo uma bola de fogo em sua própria cara, degastado com toda a aporrinhação que comentários infelizes que possam ter te ferido ou quem sabe até o fazendo pensar em largar o universo de fantasias do RPG. Meu querido, minha querida... NÃO SE DEIXE ABATER! As pessoas sempre querem controlar as outras, querem que você seja igual a elas, que faça coisas que elas aceitem, que entendam e achem o certo. E isso não quer dizer que você está errado! Jogar RPG é uma escolha pessoal, algo feito para passar o tempo, se divertir, alegrar a vida e matar goblins! Imagine alguém que gosta de ler. Você prefere ser um espectador de uma história ou encarnar um personagem e viver a trama por trás de seus olhos?

Sua experiência
E você, o quê você passa e como tenta resolver ou como já resolveu sua situação? Conte-nos que talvez você esteja ajudando outras pessoas que tiveram ou têm o mesmo problema que o seu!





Share:

4 comentários:

  1. Olá amigos do RPG. Sou novo nesse modo de jogo. Passei por este mesmo problema de não jogar esse jogo porque é coisa do cão, capeta, satanás, capiroto, rabudo do pé de bode, etc... Muitos desses comentários vinham de evangélicos (Sem querer ofender!), ou de pessoas que só ouviam falar que é coisa do capeta, mas nunca sentaram para tirar as dúvidas quanto ao jogo. Perdi boa parte de minha vida em comentários e eu como um trouxa fui atrás com promessas de que esses conselhos eram bons. Mas, hoje sou desenvolvedor de jogos na raça (autodidata) e procuro entender o RPG a fim de jogá-lo e criar meu sistema. Bem, se eu tivesse essas dicas quando criança certamente eu teria outro modo de ver as coisas e não ver o mundo com os olhos dos ignorantes. Enfim, parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hilton! Seja bem vindo ao Mundo dos Dados e ao glorioso universo do RPG!

      Eu também já passei por estes problemas (e ainda passo!) então sei exatamente como é. O problema é que estas pessoas apenas ecoam os boatos que ouvem sobre o RPG, não procurando saber o quê é o RPG de fato. E isso acaba criando esse preconceito diabólico sobre esse mundo de fantasias.

      Fico muitíssimo feliz por você ter gostado do meu artigo, e mais ainda por ter quebrado as barreiras e entrado para o nosso querido universo de fantasia!

      Até a próxima e que os dados continuem a rolar,
      Gustavo H Gomes.

      Excluir
  2. Gustavo, adorei seu artigo, só tenho 13 anos e já sou apaixonado por RPG, mas não tenho ninguém para desfrutar esse maravilhoso mundo comigo, triste né, mas o preconceito está presente até na cor da pele, mas nunca deixe abalar, como você disse, muito obrigado :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado você Italo, por compartilhar sua experiência.

      Levante a cabeça e jogue. Preconceito sempre vai existir e isso não podemos mudar. O quê podemos mudar é a nossa atitude em relação a ele.

      Sucesso a você! :D

      Excluir

Artigos Populares

Marcadores

Artigos recentes